Capítulo 27: Dois centavos! Água de picolé

Anos 1960: Atravessando Nanluoguxiang, É só porque estava sem nada para fazer. 2475 palavras 2026-07-29 16:05:17

Li Laifu olhou e pensou consigo mesmo: "Caramba, é raro encontrar alguém assim nesta época". O homem era, na verdade, um gordinho.

"Olá, meu jovem! Deixe-me apresentar. Sou o diretor do refeitório da Universidade de Pequim, meu sobrenome é Zhou. Os professores da nossa escola disseram que você tem peixes aqui. Podemos trocá-los?"

Depois de falar, ele nem olhou mais para Li Laifu, fixando os olhos na pilha de peixes no chão. Considerando o porte físico, era evidente que ele era responsável pelo refeitório. Desde os tempos antigos, cozinheiros pegarem mantimentos nunca foi considerado roubo, muito menos para alguém que geria o refeitório.

Uma mão gorda enfiou-se no bolso da calça e tirou um maço de vales. "Jovem, aqui tenho vales de carne, de sal, de óleo, de chá e dois vales de bebida de primeira categoria..."

"Espere, espere, espere! Vamos um de cada vez. Eu lhe dou o peixe, você me dá os vales. Se concordar, trocamos. Trazer tantos vales assim só vai confundir e dificultar as contas."

"Certo, certo, assim é melhor."

"Aqui estão dois quilos de vales de óleo, dois quilos de vales de sal..." Como o mercado era favorável ao vendedor, Li Laifu não fez cerimônia e aceitou o monte de vales. Ainda restavam mais de quinze quilos de peixe.

"Jovem, o que farão com o restante desses peixes? Certamente não conseguirão comer tudo em casa", perguntou o gordinho Zhou.

"Vou procurar um posto de coleta daqui a pouco para vender. Quem conseguiria comer tudo isso?"

"Para que ir ao posto de coleta? Venda diretamente para mim, não é mais fácil? O posto paga trinta e cinco centavos por quilo, nossa escola pode lhe pagar cinquenta centavos. O que acha?"

Li Laifu hesitou e perguntou: "Isso não me causará problemas?"

O gordinho Zhou tirou um cigarro e ofereceu a Li Laifu, dizendo: "Jovem, você está pensando demais. Vender para particulares seria um erro, mas nós? Somos um lugar que cultiva talentos para o país. Você está fornecendo nutrientes para o futuro da nação, isso é um mérito."

"Putz", pensou Li Laifu, "não é à toa que esse cara virou diretor; com essa lábia, ele seria capaz de ressuscitar um morto."

O gordinho Zhou tirou duas notas de dez e disse: "Jovem, esses seus peixes pesam pouco mais de quinze quilos, vou lhe dar vinte yuans. Da próxima vez que tiver peixes, o preço continua sendo cinquenta centavos o quilo. Procure diretamente por Zhou Cheng na escola."

Já que a conversa chegou a esse ponto, Li Laifu não recusou e aceitou os vinte yuans.

"Jovem, fique de olho neles para mim, vou ali buscar ajuda."

Assim que o gordinho Zhou levou os peixes, os três rapazes mudaram de lugar.

A essa altura, havia menos gente. Li Laifu caminhou com a vara de pesca e, em pouco mais de uma hora, fisgou oito peixes grandes e quatro pequenos. Os grandes pesavam cerca de três quilos cada, e os menores, um quilo e meio. Ele nem se dava ao trabalho de pescar os menores.

Usaram juncos para fazer cordas, recolheram as linhas, e a vara de pescar serviu de suporte para o fardo. Os quase vinte e cinco quilos de peixe nem pesaram para Li Laifu; Jiang Tao carregou tudo como se não fosse nada.

"Irmão, por que estamos indo em direção à estação? Não vamos mais ao posto de coleta?", perguntou Jiang Tao.

Li Laifu, fumando, explicou: "Nossa vida melhorou, e precisamos que os outros saibam o porquê, senão vão ficar inventando fofocas. Vamos levar todos esses peixes para casa e deixar sua mãe vender. Assim, os vizinhos saberão que nossa família tem capacidade de ganhar dinheiro e que a origem é legítima. Lembrem-se: quando estiverem brincando lá fora, nunca digam o que comemos em casa."

Os dois já não eram tão crianças e entenderam rapidamente a explicação de Li Laifu.

Durante o trajeto, os três foram tratados como uma atração. Desde que entraram no ônibus, mais de cinquenta pessoas quiseram comprar peixe.

"Irmão, foi assustador no ônibus, achei até que iam roubar a gente", disse Jiang Yuan, ainda trêmulo depois de descer.

Li Laifu acendeu um cigarro e disse: "Isso não é nada, espere só até entrarmos no beco!"

Os três entraram pelo Tambor da Torre e seguiram pelo beco Nanluoguxiang, do número um ao oitenta e oito. Se não tivessem andado rápido, teriam sido parados por muito mais gente.

"Minha nossa senhora! O que vocês três fizeram? Onde... onde vocês pegaram esses peixes?", gritou a vovó Liu, sentada à porta, batendo nas coxas.

"Xiaofang, venha ver isto rápido!", continuou a velha senhora.

"Tia Liu, por que está gritando?", Li Laifu nem entrou no pátio.

"Venha logo ver seus três meninos, eles estão fazendo milagres."

Zhao Fang saiu e, ao ver os três, especialmente o monte de peixes no ombro de Jiang Tao, ficou boquiaberta.

"Lai... Laifu, esses foram... os peixes que vocês pescaram?", perguntou ela, gaguejando.

"Tia, leve esses peixes ao posto de coleta para vender antes que fechem."

"Meu Deus!"

"Certo... certo! Que meninos bons! Laifu, ajude sua tia a segurar a irmã."

Ele pegou a irmã, cortou o junco com seu canivete dobrável, separou um peixe de cerca de dois quilos e disse: "Tia, guarde um para comermos, venda o restante."

"Tudo bem, quando eu voltar, farei peixe para você", disse Zhao Fang, pegando o suporte de madeira.

"Xiaofang, seu filho mais velho é muito atencioso, você terá muita sorte no futuro", comentou a vovó Liu.

Zhao Fang, carregando os peixes com um sorriso radiante, respondeu: "Com certeza, meu Laifu é um menino de ouro."

Por onde passava, Zhao Fang dizia que os peixes eram obra do filho, deixando todos no beco morrendo de inveja.

Ao voltar para o quarto, a irmã continuava agarrada ao seu pescoço, recusando-se a descer.

"Irmão mais velho, doce... doce."

"Yuan, lembre-se: não diga nada à sua mãe sobre o dinheiro e os vales."

Jiang Tao bateu no peito: "Irmão, pode deixar, se ele abrir a boca, eu dou uma surra nele."

"Irmão, eu prometo que não direi nada."

Li Laifu saiu carregando a irmã, pronto para ir à cooperativa de suprimentos. Li Xiaohong chutava as perninhas e apontava o dedinho para a frente, querendo que ele fosse mais rápido.

"Tia Liu, voltei."

Ele apresentou o vale para doces, o vale para chá e dois vales para sabonete.

A Tia Liu olhou para a pilha de vales e perguntou: "Seu nome é Laifu, não é?"

"Tia Liu, como a senhora sabe?"

"Não importa como eu sei, mas esse nome é bem festivo, Laifu! Laifu!"

"Laifu, como você conseguiu tantos vales?"

"Tia Liu, troquei pelos peixes que pesquei hoje. Queria saber se esse chá é aquele farelo, o que nós, pequinenses, chamamos de 'chá de resto'. Se for, eu não quero."

"Se fosse outra pessoa, com certeza seria o farelo, mas como somos conhecidos, espere um pouco."

Li Laifu entendeu ali o segredo do negócio. A Tia Liu balançava um grande pote de vidro para lá e para cá. Sempre que via folhas de chá maiores, ela as pegava e continuava sacudindo até completar um quilo.

Ao ver o pacote de chá, Li Laifu sorriu: "Obrigado, Tia Liu."

"Não precisa agradecer, de qualquer forma, os outros compram o farelo mesmo."

Ele pegou os dois sabonetes e os doces. Ao notar refrigerantes ao lado, disse: "Tia Liu, me dê uma garrafa de refrigerante, estou com medo de que minha irmã engasgue com o doce."

"Pra que beber isso? Uma garrafinha dessas custa vinte centavos."

Ela pegou uma caneca nova, colocou um pouco de água fria e foi até a caixa de sorvetes. Tirou três ou quatro picolés que já estavam derretendo e os misturou na caneca.

"Dê dois centavos e considere como água. De agora em diante, antes de fecharmos à noite, venha aqui com sua caneca."